analytics

Entendendo a MAC: Bases e Corretivos

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A M.A.C tem inúmeros tons e subtons de bases e a "disponibilidade" deles varia também de qual base da marca você vai comprar. Por exemplo, a Studio Fix Powder tem os subtons "N", "C", "NW" e "NC", já a Studio Fix Fluid só tem o "NW" e "NC". Um detalhe importante é que sua cor de base não será, necessariamente, a sua cor de corretivo.

No início, parece confuso e até desnecessário, mas eu acho muito legal eles terem essa grande variedade de tons e subtons; Comprova o slogan da marca: "All Ages, All Races, All Sexes". Bem legal, né?

Antes de começar a explicação, é bom lembrar que, mesmo com todas essas dicas - às vezes - erramos na cor. O ideal é ir na loja e experimentar tanto a base quanto o corretivo e ver o que fica melhor em você.


Devido a grande variedade de cores da MAC, ela virou uma medida. Por exemplo: "eu sou NW20, qual a minha cor na Teint Miracle da Lancôme?" E é bem assim mesmo. Convenhamos que essa medida é uma mão na roda para fazer compras online e não errar tão feio na escolha da cor, né?

Falando nisso, para quem já sabe a sua cor na MAC e quer saber a sua cor de outra base, eu recomendo o Foundation Matrix, do blog Temptalia, escrito pela Christine e o Findation. Esse último tem até opções brasileiras para você colocar e ver qual é a sua cor nas marcas gringas. #amei

Bases

O que mais confunde é que muitas pessoas divergem muito em definir qual a nuance do subtom frio e do subtom quente. Porém, o que importa para nós é a classificação da MAC e será com base na nomenclatura dela que as informações serão definidas aqui.

N (Neutral / Neutro): são tons neutros que puxam para o bege.

C (Cool / Frio): são tons que puxam mais para o amarelo, mais que o NC.

NC (Neutral Cool / Frio Neutro): são tons levemente amarelados.

NW (Neutral Warm / Quente Neutro): são tons levemente rosados.


Descobrindo o seu subtom:

Características do subtom rosado (NW):
  • As veias do pulso são azuladas;
  • Ficam melhores usando branco, rosa e acessórios pratas;
  • Queimam com facilidade no sol;

Características do subtom amarelado (NC e C):
  • As veias do pulso são esverdeadas;
  • Ficam melhores usando cores off-white (creme, marfim...), laranja e acessórios dourados;
  • Bronzeiam-se facilmente;

No geral, subtons quentes combinam com cores frias e subtons frios combinam com cores quentes. É só observar a roda de cores abaixo.


Curiosidade:

Além de ter um subtom, a pele pertence a uma temporada. Isso auxilia na hora de escolhermos cores que nos favorecem. Às vezes, fazemos isso involuntariamente. As temporadas são divididas em estações do ano: primavera e outono, que são as peles de subtom frio e verão e inverno, que são peles de subtom quente.

Primavera:
 peles claras como o pêssego claro, amarelo claro e bege claro. Podem ter sardas ou bochechas rosadas. Cabelos loiro-dourados, ruivo-claros ou loiros avermelhados. Olhos acquas, verde-claros, azul-piscina, azul-claros ou cor-de-mel.
Melhores cores: dourado amarelado, cores lavadas, claras e suaves (pêssego, bege, amarelo dourado, marrom dourado, acqua, verde abacate, turquesa, marfim, verdes brilhantes e coral), lembrando as flores da estação.
Piores cores: branco, preto e cores escuras contrastam muito com essa pele.

Outono: pele dourada, bronzeada ou pêssego e podem ter sardas. Cabelos castanhos, dourados ou ruivos médios a escuros. Olhos castanho-avermelhados, castanho-dourados, verde-amarelados, castanho-esverdeados, cor-de-mel, castanhos naturais ou castanho-escuros.
Melhores cores: ouro envelhecido, cobre, verde folha, laranja queimado, bege, marrom escuro, oliva, cinza dourado, amarelo queimado, vermelho profundo.
Piores cores: claras, lavadas, desbotadas ou empoeiradas. Preto e branco também deixam a pele sem vida.

Diferenças básicas: primavera tem olhos mais claros e outono mais escuros. Primavera tem menos contrate entre pele, cabelos e olhos e o outono, mais.

Verão: pele pálida e rosada ou morena clara, tendo o cinza como tonalidade predominante. Cabelos loiros naturais e loiros acinzentados em várias intensidades. Olhos azul-claros, verde-azulados, azul-acinzentados ou cinzas.
Melhores cores: prata, tons neutros, suaves, frescos e pastel, como o azul claro acinzentado, azul celeste, rosa empoeirado, lilás, lavanda, off-white e amarelo desbotado.
Piores cores: tons intensos e terrosos.

Inverno: pele azul ou rosa, podendo ser mais clara ou escura. Cabelos castanho-escuros, pretos, preto-azulados ou castanho-acinzentados. Olhos castanho-escuros, azul-escuros, verde-escuros, acinzentados, violetas ou pretos.
Melhores cores: prata envelhecida, cores intensas e profundas, como o preto, branco, azul marinho, marrom acinzentado, vermelho profundo, rosas, roxos e verde-azulados
Piores cores: tons terrosos e cores suaves. O laranja, bege e dourado deixam a pele desbotada e pálida.

Diferenças básicas: quem é verão tem menos contraste entre pele, cabelos e olhos que as pessoas de inverno.

Corretivos

Segundo a Fabiana Gomes - maquiadora sênior da MAC - as olheiras podem ter subtons diferentes da do resto do rosto, por isso as cores de base e corretivo não são necessariamente a mesma para uma determinada pessoa. O corretivo funciona melhor se usado para neutralizar as olheiras, olha só:

Olheira avermelhada (quente): corretivo amarelado (NC)
Olheira arroxeada (fria): corretivo rosado (NW)

Espero que tenha ajudado.

Já fiz sobre batons e blushes também.

Beijos!





3 comentários:

  1. Nossa simplismente adoreiiiiiiiiii o post !!!
    Passa lá depois :
    http://muitamodaebeleza.blogspot.com.br

    Beijinhossssss

    ResponderExcluir
  2. Letícia Carvalho9 de agosto de 2012 20:45

    aii preciso testar o nc, Daidai. meus subtons são misturados! hauhauauh
    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Haha. A única coisa que não bate é que algumas partes da minha veia são verdes, mas de resto eu sou totalmente NW. Haha.

      Excluir