analytics

Dica de Livro: As Brumas de Avalon!

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Olá meninas e meninos, hoje vamos falar de livros, quatro, para ser mais exata! Para aqueles que gostam de livros de histórias, este é o tema dos livros que vou indicar. As Brumas de Avalon é uma série, de quatro livros, que conta sobre a história do Rei Artur mas de uma maneira um pouquinho diferente. Ao contrário de muitos livros, esses são contados do ponto de uma mulher: Morgana. No livro, Morgana se torna uma sacerdotisa de Avalon, uma ilha mágica cheia de fantasias. Além disso, ela é meia-irmã de Artur, o rei guerreiro das terras da Bretanha, hoje conhecida como a Grã-Bretanha. 
A história se divide ao longo dos livros.  O primeiro livro, A Senhora da Magia, conta do nascimento de Morgana e seu irmão Artur até o reencontro deles quando jovens adultos, durante um ritual mistico da coroação.



O segundo livro, A Grande Rainha, conta os primeiros anos do reinado de Artur, o nascimento e os primeiros anos de vida do filho de Morgana e como ela se torna Senhora do Lago, além do início do amor entre Guinnevere e o bravo Lancelot.

O terceiro livro, O Gamo-Rei, conta como surge o ódio do filho da Morgana pelo pai e a luta de Artur para unificar a Bretanha. Já no último livro, O Prisioneiro da Árvore, é mostrada a partida de Artur e Morgana para Avalon.

Particularmente, adoro livros assim, esses foram os primeiros livros que li sobre o grande rei Artur. É bacana pois, geralmente, a história é retratada pela perspectiva masculina, mas aqui ela é contada por mulheres, cheias de sentimentos e muito diferentes umas das outras. Devo alertar que há algumas partes mais picantes, portanto não indicado para crianças, haha.

Bônus: Para aqueles que não gostam muito de ler, podem ter uma experiência assistindo ao filme. Claro que não é tão detalhado como os livros, mas conta a história de maneira bem genuína, são aproximadamente três horas de filme e as paisagens são lindas, refletem bem o misticismo de Avalon.

Ficha Técnica
Autor: Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago
Páginas: A senhora da Magia, 252; A grande Rainha, 232; O Gamo-Rei, 212; O prisioneiro da árvore, 240.



Já leram esses livros ou algum outro sobre o rei Artur?