analytics

Dica de Filme: Histórias Cruzadas!

sábado, 14 de março de 2015

Olá Meninos e Meninas,

Hoje é sábado e vamos falar de filme! Histórias Cruzadas conta a história de Eugenia Skeeter Phelan (Emma Stone) e os direitos civis nos Estados Unidos de 1960. 

Eugenia é uma jornalista que decide escrever um livro (intitulado The Help) sob a perspectiva das empregadas, mostrando o dia-a-dia das "serviçais" e seus sofrimentos por conta do racismo na casa dos “brancos”.






A história conta os problemas que as empregadas passam por serem consideradas inferiores apenas por serem negras e como é complicado para alguns “brancos” assumirem  que as empregadas negras desempenham papéis mais importantes do que um membro na família.




O filme se passa em 1960, quando existia a hegemonia branca sobre os negros. Podemos ver a mentalidade das pessoas naquela época, como elas agiam pensando fazer “o correto”. Gosto bastante desse filme, pois podemos ver o preconceito gritante com os negros e percebemos que até hoje temos algumas atitudes parecidas. E, muitas vezes, isso acontece não por sermos preconceituosos, mas sim inconscientemente, porque temos dificuldades de quebrar paradigmas há tantos anos incrustados em nossas vidas.



Apesar de ser um tema delicado, o filme não é de todo pesado, tem muitas pitadas de comédia e muitos pontos que podem ser comparados com os de hoje, como a importância que há nas babás e como muitas delas cuidam da nossa casa e não lembramos que elas também tem as delas.

Bônus: Esse filme pode ser encontrado no Netflix. Além disso, o filme é baseado no livro "The Help" que foi lançado no Brasil com o título "A Resposta".

Ficha Técnica
Tìtulo: Histórias Cruzadas
Título Original: The Help
Lançamento: Fevereiro/2012
Elenco Principal:
Ator/Atriz
Personagem
Emma Stone
Eugenia Skeeter Phelan
Viola Davis
Aibileen Clark
Jessica Chastain
Celia Foote
Octavia Spencer
Minny Jackson
Bryce Dallas Howard
Hilly Holbrook

Já assistiram esse filme? Vale muito a pena!