analytics

Disfarçando Olheiras!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Já tinha muito tempo que planejava fazer um post dedicado a essas coisinhas chatas: as olheiras. Acabou que o assunto ganhou mais destaque que o habitual, por conta das olheiras da Amanda #APanda, vice campeã do BBB 15, então acabei entrando no embalo e o post finalmente saiu do forno.

Mas antes de falar sobre como esconder e tratar as olheiras, é preciso ir ao fundo da coisa e descobrir a causa delas. Isso porque, muitas vezes, basta uma noite bem dormida que o problema se resolve, outras vezes isso não é o suficiente.

1) A causa da olheira

As olheiras podem ser causadas devido a noites mal dormidas, problemas circulatórios, estresse emocional, genética, período menstrual, cansaço, etc. Além disso podemos dividir as olheiras em 2 grupos. As olheiras agudas são aquelas que aparecem eventualmente e são causadas por fatores como, por exemplo, uma noite mal dormida. Já as olheiras crônicas são, geralmente, as genéticas (é o caso da Amanda), ou seja, aquelas que foram herdadas dos pais e não desaparecem por nada, não importa quantas horas você durma. 

Claro que estas últimas causam mais trabalho e necessitam não só de maquiagem, mas de um bom tratamento dermatológico, pois elas costumam apresentar, além da tonalidade arroxeada ou amarronzada, uma pele mais sensível e enrugada. aí, cada caso é um caso e ninguém melhor que um dermatologista para apresentar o melhor tratamento.

2) Receitinhas caseiras


Para os casos menos graves de olheiras, existem diversas receitinhas caseiras que ajudam a amenizá-las. Aqui vão duas.

Pepino = Tenho certeza de que vocês já viram essa técnica em diversos filmes e, acreditem, funciona, principalmente para o inchaço das olheiras. Eu testei e aprovei. Basta cortar duas rodelas grossas de pepino e colocá-la em cima dos olhos. Deixe agir por algum tempo. O pepino possui propriedades que ajudam no clareamento da pele, além de ser adstringente.

Chá de Camomila = faça um chá de camomila e deixe-o na geladeira por alguns minutos. Molhe rodelas de algodão nele e as coloque sobre os olhos fechados. Deixe agir por alguns minutos.


3) Cosméticos + Alimentação


Procure cosméticos que contenham vitamina K e C, que ajudam a atenuar a pigmentação ao redor dos olhos. Além disso, substâncias como a cafeína melhoram a circulação. 

Da mesma forma, escolha alimentos ricos em vitamina K e ômega 3, como alface, espinafre, frutas cítricas, sementes e grãos. Confesso que a parte da alimentação é a pior para mim, pois minha alimentação é muito ruim, mas a clássica frase é certa: "a gente é o que a gente come", não tem outro jeito.

4) Maquiando as olheiras


Costumo dizer que maquiagem não faz milagre, mas chega perto, haha. Se você segui direitinho os passos anteriores, ficará muito mais fácil corrigir o problema usando maquiagem. O primeiro passo é aplicar o primer, pois ele cobre linhas finas de expressão, deixa a pele mais aveludada e irá ajudar a fixar melhor os demais produtos.

O segundo passo é escolher o corretivo colorido mais adequado a coloração da sua olheira. Por exemplo, os corretivos amarelos são os mais indicados para olheiras arroxeadas. Já os corretivos corais e alaranjados são indicados para peles morenas e negras. Mas essa técnica varia um pouco de pessoa para pessoa. Conheço maquiadores que corrigem olheiras em pessoas clarinhas com corretivo coral. Então o melhor é ir testando até achar a melhor cor de corretivo para você.

Aqui no blog tem um post falando tudo sobre corretivos. Para acessá-lo basta clicar AQUI!

Após a aplicação do corretivo colorido, siga a preparação normal da pele: base + corretivo da sua tonalidade ou levemente mais claro para iluminar a região + pó matificante. E... pronto!

Se você tem mais alguma dica para combater essas 
"enjoadas" escreva aqui nos comentário!