analytics

Meu Planner de Estudos!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
Como vocês podem perceber pelas datas dos posts, desde a metade do ano passado eu me afastei um pouco do blog, pois comecei um curso novo na minha área (fiz direito, quer saber mais? Clica na aba Sobre), comecei a estudar pra concurso e meu tempo ficou escasso. Na verdade, não foi só pelo fato do meu tempo ter ficado escasso, acho que acabei administrando mal o tempo, isso sim. É que entrei no curso meio de surpresa, sem saber muito bem o que esperar, não sabia ao certo como era o ritmo de estudos que precisaria ter, então não me planejei direito.

Mas esse ano resolvi fazer diferente. Vocês já devem ter visto que os Planners estão na moda né?! Tem um modelo mais lindo que o outro na internet e com diversas funções. Acho lindo, mas não tenho tempo para decorar planners, colar adesivos e escrever milhões de coisas. O meu planner é todo voltado para estudo. Nada mais é do que um cronograma a ser seguido. 



Como meu curso é em módulo e cada módulo dura 6 meses, fiz um planejamento de estudo para o primeiro semestre. Assim, eu consegui dividir direitinho a matéria que tenho que estudar, revisar, os exercícios que tenho que fazer e ainda deixei alguns dias livres. Serão nesses dias livre (que confesso, não são muitos! =\) que eu tentarei fazer alguns posts.

Para a capa escolhi um fundo com um desenho abstrato e minha cores preferidas: rosa e lilás. Como coloquei meu nome na capa, dispensei uma segunda folha com maiores identificações.



Eu adoro mensagens, letras de música e se pudesse enchia o planner com elas, mas me contive e coloquei apenas uma mensagem inicial, com uma frase motivacional. Assim, todas as vezes que eu abrir o planner, vou lembrar dos meus objetivos e (espero!) ter forças pra estudar.


























Dividi os meses com esse calendário mensal super fofo, criado pelo blog Não Me Mande Flores, vocês encontram lá pra baixar e é grátis. A ideia é marcar eventos importantes logo na primeira página do mês, como provas, consultas médicas, audiências marcadas, viagens, festas, etc.



As páginas que seguem são planejamentos semanais de estudo. Separei meu tempo em quatro blocos: 1 bloco para a parte da manhã, 2 blocos para a parte da tarde e 1 bloco para a parte da noite. De manhã estou no curso. No primeiro bloco da tarde reviso matérias antigas; no segundo bloco da tarde estudo a matéria atual e a noite faço exercícios da matéria e vou para a academia. Tive o cuidado de deixar o sábado a noite livre e sempre que possível deixei os domingos livres também. Afinal, é muito importante tirar um tempo para descansar.



Agora basta colocar o planejamento em prática. Essa é a parte difícil, mas tenho fé que vou conseguir, hahaha!!

Outra coisa que queria falar sobre meu planner é que procurei fazer algo que fosse prático, sei que tem vários planner fofos, mas como disse, eles não se encaixam na minha rotina. E resolvi compartilhar um pouquinho dele com vocês, pois pode ser que alguém esteja numa situação parecida com a minha. A base do cronograma vale para todas as áreas, não é só pra quem estuda direito, serve até pra quem vai prestar vestibular, por exemplo. Basta adaptá-lo aos seus horários. 

Qualquer dúvida entrem em contato comigo.

Me contem como anda o planner de vocês!